quinta-feira, 7 de julho de 2016

MEDICINA ALTERNATIVA

    As medicinas alternativas são mencionadas nas antigas escrituras da Índia, China e Egito e na maior parte das civilizações antigas da História do planeta Terra. Evidências históricas referem que, apesar do nome das diferentes medicinas alternativas diferir, os procedimentos eram os mesmos.
    O conceito de medicina alternativa prevaleceu, portanto, tanto na parte este com na parte oeste do globo e, atualmente, a medicina alternativa continua a ser praticada na Índia e na China, por exemplo. A Medicina Alternativa prevaleceu nos países asiáticos, como a China e a Índia por, aproximadamente, 6000 anos.
     Na Índia, a medicina alternativa era, e ainda é, conhecida por “Vedic medicine” ou ainda por “Ayurveda”.
     Na China, a medicina alternativa é praticada há séculos e o seu conceito é baseado na filosofia Taoísta e no conceito de equilíbrio (o espírito, os cinco elementos, etc).

  A medicina alternativa, até há uma década atrás, era reprovada quando submetida e avaliada por estudos científicos. Tal facto era explicado pelo fenômeno psicossomático de cura, sendo este designado pelos médicos convencionais como a chave do sucesso deste tipo de medicina.
    Atualmente, a medicina alternativa está envolta de muitas controvérsias já que envolve um enorme conflito de interesses:
 
  •  A indústria farmacêutica teme a perda de lucros com os medicamentos ao serem aplicadas técnicas alternativas, pois estas envolvem medicamentos mais econômicos;
  • O rentável mercado das consultas em terapias alternativas, que já se equipara às consultas médicas convencionais;
  •  A não divulgação de resultados negativos em certas práticas alternativas sendo, por isso, exigido maior rigor na certificação dessas práticas.

Fonte:

AP MEDICINALTERNATIVA. Medicina Altermativa: Origem. Disponível em: