segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

8 FATOS SOBRE MALALA YOUSAFZAI



De acordo com o site Caras, Malala Yousafzai logo após ganhar o Prêmio Nobel da Paz, virou assunto a ser discutido. Com apenas 17 anos, Malala Yousafzai, lutou pelos direito da mulher na sociedade após o Taliban proibir meninas de ir à escola. Ser a voz feminina que se opunha ao poder Talibanês quase lhe custou a vida, sobreviveu em outubro de 2012 a um disparo na cabeça. Veja algumas curiosidades sobre a jovem ativista.

Nome
Seu primeiro nome significa “agoniado” e foi escolhido por causa de Malalai de Maiwand, uma poeta e guerreira do Afeganistão. 
Profissão
Ela confessou a uma repórter, certa vez, que gostaria de ser médica, contrariando seu pai que gostaria que ela seguisse carreira política. 
Família
Malala tem dois irmãos mais novos chamados Ziauddin e Tor Pekai.
Bicho de estimação
Ao invés de um gato ou cachorro, a garota tinha duas galinhas como bichos de estimação em sua casa em Mingora. 
Codinome
Malala ficou conhecida após fazer um blog para a BBC, usando o nome Gul Makai, explicando como era sua vida sob o regime talibã. 
Nobel
Com o prêmio que ganhou em 2013, Malala foi a mais jovem ganhadora do Nobel, aos 17 anos. Ela ultrapassou o físico Lawrence Bragg, que tinha 25 anos quando ganhou o Nobel em 1915. 
Prêmios
Além do Nobel, a ativista ganhou uma série de homenagens nos últimos anos como o Prêmio Jovem Nacional da Paz, em 2011, e o Prêmio Simone de Beauvoir, em 2013. 
Livro
Seu livro, Eu Sou Malala, foi banido das escolas do Paquistão porque poderia levar os alunos a questionar as coisas. 
Anne Frank
Outra curiosidade sobre o livro é que ele foi comparado à O Diário de Anne Frank (que contava a história de uma menina judia durante o nazismo). 

Veja a matéria completa:
10 curiosidades sobre Malala Yousafzai




Gostou da postagem? Comente abaixo e deixe a sua opinião!





Fonte:

CARAS. Disponível em:
< http://caras.uol.com.br/tv/malala-yousafzai-ganhadora-do-nobel-e-ativista-10-curiosidades#.WKGQxNIrIdU >. Acesso: 13 fevereiro 2017