quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

6 LIVROS PARA SE PREPARAR PARA O ENEM



Mais de 8 milhões de pessoas realizaram a prova, fazendo do Enem o segundo maior exame nacional do mundo que dá acesso ao ensino superior, levando em torno de 600 mil pessoas na preparação e aplicação da prova em todo Brasil. A China assume o primeiro lugar, com mais de 9,4 milhões de estudantes este ano no Gaokao, uma espécie de "Enem chinês".

A prova, dividida em dois dias, mede não somente o conteúdo obrigatório do Ensino Médio, mas também a capacidade crítica, interpretativa e quão atualizados estão os alunos. Não há uma lista de leituras obrigatórias, mas alguns clássicos e autores aclamados são essenciais para entender a literatura brasileira e chegar preparado às provas previstas para o último trimestre.

Confira abaixo!




Capitães da areia

Desde o seu lançamento, em 1937, Capitães da Areia causou escândalo: inúmeros exemplares do livro foram queimados em praça pública, por determinação do Estado Novo. Ao longo de sete décadas a narrativa não perdeu viço nem atualidade, pelo contrário: a vida urbana dos meninos pobres e infratores ganhou contornos trágicos e urgentes. Várias gerações de brasileiros sofreram o impacto e a sedução desses meninos que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. Verdadeiro romance de formação, o livro nos torna íntimos de suas pequenas criaturas, cada uma delas com suas carências e suas ambições: do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato professor ao rústico sertanejo Volta Seca. Com a força envolvente da sua prosa, Jorge Amado nos aproxima desses garotos e nos contagia com seu intenso desejo de liberdade.



São Bernardo

O livro conta a história de Paulo Honório, um homem simples, que movido por uma ambição sem limites, acaba transformando-se em um grande fazendeiro do sertão de Alagoas que se casa com Madalena para conseguir um herdeiro. Incapaz de entender a forma humanitária pela qual a mulher vê o mundo, ele tenta anulá-la com seu autoritarismo. Com este personagem, Graciliano Ramos traça o perfil da vida e do caráter de um homem rude e egoísta, do jogo de poder e do vazio da solidão, onde não há espaço nem para a amizade, nem para o amor.



Bom crioulo

Bom Crioulo foi publicado em 1895 e é um dos primeiros romances brasileiros a abordar abertamente o tema da homossexualidade. A história de paixão e tragédia é baseada num fato real que escandalizou o Rio de Janeiro no século XIX.



Morangos mofados

O livro tornou-se um dos maiores sucessos editoriais da década de 80 ao mostrar o que há de mais profundo no ser humano. A busca, a dor, o fracasso, o encontro, o amor e a esperança estão presentes na série de contos que se entrelaçam como se fossem um romance. Os anseios dos anos 70 e a falta de perspectiva de concretizá-los são uma realidade que se mostra atual.



Auto da Compadecida

A história de João Grilo e Chicó, que andam pelas ruas anunciando A Paixão de Cristo, “o filme mais arretado do mundo”. Eles trabalham numa padaria e aproveitam a morte da cadela de dona Dora, mulher do padeiro, para ganhar um trocado. Para isto, organizam um enterro de luxo, em latim. João Grilo vive metido em confusões e, seu amigo Chicó é um covarde que gosta de contar mentiras. O medo, a morte, o céu e o inferno assombram os personagens da peça que usa dos recursos da literatura de cordel.



Claro enigma

Publicado em 1951, Claro enigma representa um momento especial na obra de Drummond. Com uma dicção mais clássica, o poeta revisita formas que haviam sido abandonadas pelo Modernismo, como o soneto, e afirma seu amor pela poesia de Dante e Camões.





Conteúdo extraído:

ESTANTE VIRTUAL. Disponível em:

< http://blog.estantevirtual.com.br/2017/01/23/livros-para-ficar-em-dia-com-o-enem/ >. Acesso: 25 de janeiro 2017