segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

CONFIRA 5 LIVRO DE DARCY RIBEIRO



Antropólogo conhecido por abordar questões étnicas e sociais, Darcy Ribeiro sofreu de falência múltipla dos órgãos tendo que passar por tratamentos regulares. Para se dedicar na finalização de seu último livro, O povo brasileiro, Ribeiro deixa o hospital e encerra a coleção de seus Estudos de Antropologia da Civilização.

Suas ideias de identidade latino-americana influenciaram vários estudiosos posteriores. Como Ministro da Educação do Brasil realizou profundas mudanças que o levou a ser convidado a participar de reformas universitárias no Chile, no Peru, na Venezuela, no México e no Uruguai, depois de deixar o Brasil devido à ditadura militar na década de 1960.

É lembrando dele que convidamos a conhecer melhor 5 obras de um dos maiores intelectuais que o Brasil já teve.



O povo brasileiro

Por que o Brasil ainda não deu certo? Quando chegou ao exílio no Uruguai, em abril de 1964, Darcy Ribeiro queria responder a essa pergunta na forma de um livro-painel sobre a formação do povo brasileiro e as configurações que ele foi tomando ao longo dos séculos. A resposta veio com este que é sua obra mais ambiciosa. Trata-se de uma tentativa de tornar compreensível, por meio de uma explanação histórico-antropológica, como os brasileiros se tornaram o que são hoje.



A volta por cima

Com franqueza cristalina e olhar certeiro, Darcy surge por inteiro. E é assim que, segundo o organizador, as pessoas devem se lembrar dele: peregrino incansável caminhando, sem tréguas, atrás da realização de suas utopias.



Maíra

O autor revive aqui as emoções dos anos em que conviveu com os índios. O livro narra a história de um índio que, adotado por um padre e convencido a seguir o sacerdócio, questiona sua verdadeira fé e entra em conflito por ter abandonado seu povo.



O mulo
Em segundo romance, Darcy narra, de forma envolvente, os problemas do Brasil: os desmandos políticos e toda a carga de violência nele embutida. Uma obra provocadora, em que o escritor retrata a história do nosso povo do campo, os sertanejos goianos e mineiros que sofrem diariamente com as asperezas de seu cotidiano de trabalho.



Testemunho

Reunião de textos retirados de revistas, entrevistas, e livros que Darcy reorganizou como peças de um jogo de armar.Darcy conta de sua formação intelectual, expõe as bases de seu pensamento, que deixava jorrar e explodir em frases velozes quando falava, e, quando escrevia fazendo ecoar em cada frase sua paixão de arauto de uma fé desafiadora e urgente.








ESTANTE VIRTUAL. Disponível em:
< http://blog.estantevirtual.com.br/2017/02/17/20-anos-sem-darcy-ribeiro-8-livros-do-antropologo/ > . Acesso: 20 fevereiro 2017